Tinha andado a espiar umas tranças em vários blogs e reparei que existe um tipo de pão doce muito consumido por aí - o pão Challah. Este pão é tradicionalmente judeu e é consumido no Shabat e noutras festas judaicas. Normalmente é feito em forma de trança e tradicionalmente leva muito ovos, farinha branca, àgua, fermento e açúcar.
Adorei a textura deste pão, já para não falar do sabor. Parece mesmo pão doce ou pão de Deus mas sem o côco, só que é super fofinho por dentro e crocante em cima. Em minha casa, já se comeu quase todo em 2 dias, e acreditem que ficou enorme (tinha 1kg)!
É bastante simples de fazer mas requere algum tempo devido às várias levedações. A receita foi adaptada daqui (onde também podem ver como ficava se eu soubesse fazer tranças com massa).
Pão Challah
- 320ml leite (fiz metade magro, metade meio gordo)
- 1 saqueta de fermento seco
- 75g açúcar fino
- 50g manteiga
- 3 ovos médios
- 2 c. sobremesa sal
- 560g farinha de trigo (farinha simples, sem ser de bolos!)
Aquece-se o leite durante 30 segundos no micro-ondas, adiciona-se uma colher de sobremesa do açúcar e dissolve-se o fermento com os dedos. Depois de dissolvida adicionam-se 4 colheres de sopa de farinha, uma de cada vez. Depois de bem misturado, polvilha-se com farinha por cima, cobre-se com um pano e põe-se num sitío quente/protegido do frio durante 20 minutos.
Enquanto o fermento leveda, derrete-se a manteiga e deixa-se arrefecer. Mistura-se as gemas dos ovos com o açúcar e sal, e de seguida junta-se a manteiga. Quando o fermento tiver levedado, deverá ter duplicado de tamanho mais ao menos.
Junta-se à mistura dos ovos e adiciona-se também a farinha (recomendo que se adicione pouco a pouco porque é muita farinha). Amassa-se bem até conseguir uma massa ligeiramente firme ainda que se agarre, deve ser possível tirá-la da taça.
Cobre-se com papel aluminío e põe-se num sitío quente (pus no forno a 35ºC) durante uma hora.
Após essa hora volta-se a amassar e de seguida levedar durante mais 15 minutos.
Depois dos 15 minutos, numa superficíe polvilhada de farinha divide-se a massa em 3, estende-se cada parte em forma de corda e juntam-se as 3 pontas. Depois faz-se uma trança como se fosse cabelo (parece mais fácil do que é). Coloca-se num tabuleiro grande coberto com papel vegetal e polvilhado de farinha-
Com as claras que sobraram, bate-se ligeiramente com um garfo e pincela-se o topo da trança.
Deixa-se repousar durante 15 minutos e volta-se a pincelar com mais clara. Leva-se ao forno durante 30 minutos a 200ºC (a receita original pedia 20 minutos, mas a minha não estava cozida ao fim desse tempo por isso o melhor será ir vigiando até ficar bem dourada em todo o lado).
Come-se simples, com doce, manteiga, mel, fiambre, ... Basicamente de qualquer maneira! :)
Não só é deliciosa como deixa a casa e vizinhança a cheirar a uma verdadeira padaria/pastelaria.
eu hoje também acordei mesmo a sentir que tinha que "baking..." lol
ResponderExcluirmas fiz bolachinhas!
Estão no forno, depois dou a receita!
Se tivesse visto isto mais cedo teria feito a tua :) que óptimo aspecto!
Sim eu já tinha pensado q andavas na nova de eco. eu vivo com uma rapariga que está lá no 2ºano do Mestrado (está neste momento a fazer a tese num projecto/grupo na Galp) e tb tirou lá a licenciatura em eco! :)
beijinhos
oioi:)qto ao chocolate podes fazer tu pp os desenhos ou em formas:) mas tens de ter atençao à temperatura do chocolate ao derreteres , porque queima facilmente e la vai o doce:D
ResponderExcluirnao deve passar dos 40º:) e depois é só misturares os sabores que quiseres:) beijinhos, espero que voltes mais vezes ao meu cantinho:) és seguidora?, é que não te vi lá acho eu?Boa Páscoa!
ah e eu tambem sou assim, de vez em qdo tenho uma necessidade louca de descontrair fazendo "baking":D
O meu forno estragou-se é uma lastima... eu também adoro fazer bolos e coisinhas assim... até gosto mais de os fazer do que os comer... é curioso... e como ai... cá também desaparecem num instante!
ResponderExcluirQue delícia,adorei o seu blog beijos
ResponderExcluirDescobri o teu blog e agora já te sigo :)
ResponderExcluirQue bom aspecto que tem o teu pão...mas não posso fazer dessas coisas :)
Bjts e boa Páscoa.
A tua trança faz-me pensar em “arrufadas”. Não sei se este bolo/pão se chama assim em todos os pontos do pais, mas é arredondado e tem côco ao cimo. Aposto mesmo que ficou um cheirinho delicioso no ar :)
ResponderExcluirOlá :D
ResponderExcluirO pão ficou com óptimo aspecto :) E parece efectivamente uma trança ;)
Beijinhos e boa Páscoa ;)
Obrigada por partilhares a receita!
ResponderExcluirAté parece que consigo sentir o cheirinho daqui... lol ;)
Beijinhos e boa semana!
ohhh coisa boa, eu adoro estas coisas !!
ResponderExcluirmas n pode !!! abusei mt na páscoa, comi doces pro ano inteiro! :P