segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hunger Games e livros

Bem tenho andado um bocado ausente, mas estou finalmente em férias da Páscoa depois da stressante semana dos 3 testes! Tão booom! É pena que seja exactamente na semana em que começa a chover mas pelo menos os únicos livros para os quais tenho que olhar é do género deste
Toda a gente me tem falado super bem deste livro e quando saiu o filme decidi que tinha que o ler para depois ver o filme. Normalmente não compro livros em português, a menos que seja a língua original deles, porque são mais caros. Depois deste duvido que volte a comprar em livros traduzidos mais alguma vez - a tradução é mesmo muito má. Provavelmente tem a ver com a maneira como o livro está escrito, com muitas expressões idiomáticas, mas há grandes partes do texto que não fazem sentido nenhum.
Apesar disso até estou a gostar do livro, mais uma sobre o 11 de Setembro, mas bastante original - aconselho.

Continuando no tema da cultura... Na 6ª feira depois de sair de um teste de finanças às sete da tarde fui directamente para o Colombo para me encontrar com uma amiga e irmos ver os Hunger Games. Já tinha lido o livro em 2009 - e entretanto já li o resto da trilogia à medida que foi saindo - e amei. A história é espectacular, o livro está super bem escrito, e é mesmo daqueles livros que não dá para pousar!

Em relação ao filme, para adaptação achei que estava excelente. Depois de passar muitos anos a ver livros serem assasinados no cinema - desde o Harry Potter e a Ordem da Fénix até ao final do Para A Minha Irmã - fiquei surpreendida pela positiva. Não só é bastante fiel ao livro como também prende quem não o leu, e mesmo sabendo quem ganhava e quando morria quem estava a sofrer aquela perseguição como se não soubesse.
A sério, vejam! Ou melhor ainda, leiam e depois vão ver!

2 comentários:

  1. Olá Cate! também fui na 6f ver os Hunger Games e gostei muito. E depois tive na Fnac e fiquei muito tentada em comprar os livros, mas eu não gosto nada de ler os livros dos filmes que já vi. Prefiro muito mais ler, e dps ver os filmes, por isso não cheguei a comprar mas fiquei a pensar nisso... se dizes que o filme está fiel ao livro, achas que dá para saltar o primeiro livro e ler só o segundo e o terceiro? (o filme diz respeito ao primeiro livro só certo?)

    E tb já vi o filme "Extremamente Alto..." gostei muito!:)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Comecei agora a ler o 1º livro da Trilogia Hunger Games, que me emprestaram. Também não gosto de ver os filmes ANTES de ler os livros, acho que estraga um bocado a imagem mental que gosto de criar das personagens e do ambiente (para além de estragar o final claro!).
    E o livro que estás a ler, vi o filme (antes de saber sequer que era adaptado, e gostei muito.

    Beijinhos e enjoy as férias! :)

    ResponderExcluir