sexta-feira, 6 de abril de 2012

Challah

Como já disse não ligo muito a Páscoa, mas ligo muito a baking (alguém sabe traduzir isto?!). Fazer bolos, bolachas, pães, etc, qualquer coisa que envolva uma massa é comigo! E esta altura da Páscoa é perfeita para isso...
Tinha andado a espiar umas tranças em vários blogs e reparei que existe um tipo de pão doce muito consumido por aí - o pão Challah. Este pão é tradicionalmente judeu e é consumido no Shabat e noutras festas judaicas. Normalmente é feito em forma de trança e tradicionalmente leva muito ovos, farinha branca, àgua, fermento e açúcar.
Adorei a textura deste pão, já para não falar do sabor. Parece mesmo pão doce ou pão de Deus mas sem o côco, só que é super fofinho por dentro e crocante em cima. Em minha casa, já se comeu quase todo em 2 dias, e acreditem que ficou enorme (tinha 1kg)!
É bastante simples de fazer mas requere algum tempo devido às várias levedações. A receita foi adaptada daqui (onde também podem ver como ficava se eu soubesse fazer tranças com massa).

Pão Challah
  • 320ml leite (fiz metade magro, metade meio gordo)
  • 1 saqueta de fermento seco
  • 75g açúcar fino
  • 50g manteiga
  • 3 ovos médios
  • 2 c. sobremesa sal
  • 560g farinha de trigo (farinha simples, sem ser de bolos!)
Aquece-se o leite durante 30 segundos no micro-ondas, adiciona-se uma colher de sobremesa do açúcar e dissolve-se o fermento com os dedos. Depois de dissolvida adicionam-se 4 colheres de sopa de farinha, uma de cada vez. Depois de bem misturado, polvilha-se com farinha por cima, cobre-se com um pano e põe-se num sitío quente/protegido do frio durante 20 minutos.

Enquanto o fermento leveda, derrete-se a manteiga e deixa-se arrefecer. Mistura-se as gemas dos ovos com o açúcar e sal, e de seguida junta-se a manteiga. Quando o fermento tiver levedado, deverá ter duplicado de tamanho mais ao menos.

Junta-se à mistura dos ovos e adiciona-se também a farinha (recomendo que se adicione pouco a pouco porque é muita farinha). Amassa-se bem até conseguir uma massa ligeiramente firme ainda que se agarre, deve ser possível tirá-la da taça.

Cobre-se com papel aluminío e põe-se num sitío quente (pus no forno a 35ºC) durante uma hora.

Após essa hora volta-se a amassar e de seguida levedar durante mais 15 minutos.
Depois dos 15 minutos, numa superficíe polvilhada de farinha divide-se a massa em 3, estende-se cada parte em forma de corda e juntam-se as 3 pontas. Depois faz-se uma trança como se fosse cabelo (parece mais fácil do que é). Coloca-se num tabuleiro grande coberto com papel vegetal e polvilhado de farinha-
Com as claras que sobraram, bate-se ligeiramente com um garfo e pincela-se o topo da trança.

Deixa-se repousar durante 15 minutos e volta-se a pincelar com mais clara. Leva-se ao forno durante 30 minutos a 200ºC (a receita original pedia 20 minutos, mas a minha não estava cozida ao fim desse tempo por isso o melhor será ir vigiando até ficar bem dourada em todo o lado).

Come-se simples, com doce, manteiga, mel, fiambre, ... Basicamente de qualquer maneira! :)

Não só é deliciosa como deixa a casa e vizinhança a cheirar a uma verdadeira padaria/pastelaria.

9 comentários:

  1. eu hoje também acordei mesmo a sentir que tinha que "baking..." lol
    mas fiz bolachinhas!
    Estão no forno, depois dou a receita!
    Se tivesse visto isto mais cedo teria feito a tua :) que óptimo aspecto!


    Sim eu já tinha pensado q andavas na nova de eco. eu vivo com uma rapariga que está lá no 2ºano do Mestrado (está neste momento a fazer a tese num projecto/grupo na Galp) e tb tirou lá a licenciatura em eco! :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oioi:)qto ao chocolate podes fazer tu pp os desenhos ou em formas:) mas tens de ter atençao à temperatura do chocolate ao derreteres , porque queima facilmente e la vai o doce:D
    nao deve passar dos 40º:) e depois é só misturares os sabores que quiseres:) beijinhos, espero que voltes mais vezes ao meu cantinho:) és seguidora?, é que não te vi lá acho eu?Boa Páscoa!
    ah e eu tambem sou assim, de vez em qdo tenho uma necessidade louca de descontrair fazendo "baking":D

    ResponderExcluir
  3. O meu forno estragou-se é uma lastima... eu também adoro fazer bolos e coisinhas assim... até gosto mais de os fazer do que os comer... é curioso... e como ai... cá também desaparecem num instante!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia,adorei o seu blog beijos

    ResponderExcluir
  5. Descobri o teu blog e agora já te sigo :)
    Que bom aspecto que tem o teu pão...mas não posso fazer dessas coisas :)
    Bjts e boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  6. A tua trança faz-me pensar em “arrufadas”. Não sei se este bolo/pão se chama assim em todos os pontos do pais, mas é arredondado e tem côco ao cimo. Aposto mesmo que ficou um cheirinho delicioso no ar :)

    ResponderExcluir
  7. Olá :D

    O pão ficou com óptimo aspecto :) E parece efectivamente uma trança ;)

    Beijinhos e boa Páscoa ;)

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por partilhares a receita!
    Até parece que consigo sentir o cheirinho daqui... lol ;)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. ohhh coisa boa, eu adoro estas coisas !!
    mas n pode !!! abusei mt na páscoa, comi doces pro ano inteiro! :P

    ResponderExcluir