segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aveia Steel Cut

Que dia mais estranho! Hoje acordei cedinho para ir correr mas quando fui ver o mail tinha um aviso para uma aula às 9h30, logo tive que cancelar a corridinha e ainda por cima estava um óptimo tempo!
Antes de sair de casa ainda tive tempo de arranjar uma massa para levar para o almoço
 Massa farfalle com tomate cherry, brócolos e um queijo fresco magro Matinal.
Rápido e yummy ;)
Passei o dia todo na faculdade (infelizmente) e quando voltei para casa fiz papas com aveia steel cut, que é a aveia na sua forma antes de ser transformada em flocos.
Este tipo de aveia não é muito comum por estes lados, aliás ainda não vi à venda cá, costumo comprar no iHerb. É mais grossa e as papas ficam com mais textura do que com os flocos, para além disso é mais nutritiva por ter sido menos processada e contém mais fibra. Funciona um bocado como o arroz branco e o integral, basicamente os flocos de aveia são feitos cozendo a vapor o grão de aveia inteiro que depois é achatado usando placas de metal. Logo os flocos não conseguem reter os nutrientes que são característicos da aveia  (e claro a fibra que se encontra na espécie de casca que envolve a mesma) tão bem como a aveia steel cut que é apenas o grão da aveia ligeiramente cortado para o processo de cozedura ser mais rápido.

Demora mais tempo a cozinhar, normalmente à volta de 30-40 minutos, por isso compro uma marca - a McCann's Irish Oatmeal - que a prepara de maneira a levar à volta de 5-10 minutos no fogão (também se pode fazer no micro-ondas, mas não sai tão bem).

Aveia Steel Cut

  • 40g aveia grossa/steel cut
  • água q.b.
  • 100ml leite
  • 2 c. sobremesa açúcar amarelo
Num tacho pequeno cubro o fundo com 1 cm de água a ferver junto a aveia e uma pitada de sal.
 Deixa-se ferver e mexe-se de vez em quando. Quando a água tiver practicamente desaparecido junta-se o leite (aqueci 30 segundos no micro para não parar de ferver).
 Quando começar a borbulhar, junta-se as duas colheres de açúcar e mexe-se constantemente até obter a consistência desejada.
 Et voilá! Canela em cima como sempre.
Desta vez por acaso esqueci-me de pôr o açúcar, só me lembrei no fim então pus uma colher por cima enquanto ainda estava quente. Ficou óptimo, tipo caramelizado de canela, da próxima acho que vou pôr uma enquanto ainda está a fazer e a outra em cima como desta vez.
É assim que se resolve um dia chato de maneira deliciosa e saudável :P
Espero que a vossa segunda-feira tenha sido melhor!

7 comentários:

  1. Olá! :)

    Desconhecia por completo a aveia steel cut, obrigada pela informação :D Eu costumo usar os flocos de aveia grossos para as papas, acho que ficam mais cremosas :) Também só uso leite e não misturo com água. Ultimamente ando fã da combinação papas de aveia com sultanas e nozes, fica mesmo bom :)

    O meu dia nem foi mau de todo, mas ainda agora comecei a semana e já estou super cansada :P

    Beijinhos e boa semana :D

    ResponderExcluir
  2. A tua massinha tem bom aspecto!
    Nunca tinha ouvido falar desse tipo de aveia. Como a Joana, também só uso flocos de aveia grossos, com leite ou iogurte.
    Essas últimas fotos parecem uma sobremesa! :)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada quando os planos são abruptamente alterados (para alguma coisa não tão boa :))
    Eu também não conhecia essa aveia.
    Quando eu digo que como saladas, as pessoas pensam imediatamente: 1 folha de alface e 1/2 tomate. Valhe-me a paciência!!! Uma salada pode ter todos os nutrientes necessários : hidratos de carbono, proteínas e vitaminas, e a tua é bom exemplo disso.
    Que o resto da semana corra melhorzinho :)

    ResponderExcluir
  4. hmm realmente essa aveia é estranha ! mas deve ser boa !!
    também tenho que apostar nas compras no iherb! já ouvi falar mt bem de alguns produtos!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Cate.
    Como sempre, as tuas papas têm um óptimo aspecto! Nunca fazes no microondas? Também acho que no fogão ficam melhores mas dá sempre mais trabalho limpar a panela...lol

    E a tua massa também me parece óptima!
    Agora com o estágio tb devo começar a levar os almoços para o trabalho.
    Tens ideias práticas? :D

    Beijinhos e... bora à corrida de 10 km do slb? Manda-me mail se preferires: pizzadequeijoefiambre@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. eu nunca comi papas de aveia mas gostava imenso de o fazer... também ainda não vi à venda... tenho de dar uma vista de olhos melhorada no celeiro da dieta que é o único sitio aqui a zona que venda coisas desse género...

    ResponderExcluir
  7. querida é normal pedirem logo o nº do caartão de crédito antes de informarem o total da encomenda?? no site da iherb ?? queria tanto encomendar de la umas coisas ! mas estou com algum receio!
    kiss

    ResponderExcluir